sábado, 30 de março de 2013

0 Areia Branca! Uma cidade acuada pelo medo da violência urbana










Areia Branca já não é mais a mesma! Onde vamos parar meu Deus? Exclama um morador perplexo com mais um assassinato na cidade. A violência que antes era coisa dos grandes centros urbanos e apenas visto nas lentes de programas de TV, agora é uma triste realidade local. Desde o final do ano pra cá, temos assistido e ouvido atônicos notícias sobre inúmeros crimes como: tentativas e homicídios consumados, assaltos com armas de fogo, roubos, furtos, agressões e até esposo ateando fogo na companheira, que veio a óbito.

Percorrendo as ruas da cidade no início da noite, percebi que são poucas pessoas que ainda mantém o saudável habito de se sentar nas calçadas com suas cadeiras de balanço para pegar uma brisa e prosear com vizinhos e amigos sobre o cotidiano. Agora todos se recolhem cedo para dentro das suas casas, com receio de assaltos e balas perdidas. A costumeira saudação de um povo amável e cordial como um bom dia, boa tarde e boa noite estão sendo substituídos pelo silêncio da suspeita e receio do próximo. Literalmente, Areia Branca é uma cidade acuada pelo medo da violência urbana que explodiu nos últimos meses.



Um morador fez o seguinte desabafo na rede social aqui na internet semana passada: Geralmente, a violência vem acompanhada do progresso, mas aqui em Areia Branca onde está o progresso? Essa indagação me chamou a atenção, pois a pergunta do internauta é respondida por ele mesmo, ou seja, uma das principais razões dos altos índices de criminalidade na cidade advém justamente da omissão dos gestores públicos na implantação de políticas públicas sérias, voltadas para atender as necessidades de emprego e renda, educação, cultura, esporte e lazer de jovens e crianças.  Adolescentes e jovens são facilmente aliciados por criminosos que se aproveitam dessas carências e formam seus exércitos de viciados e consequentemente de delinquentes. O retrocesso e atraso contrastam com o crescimento e desenvolvimento dos demais municípios da região.


O sentimento de impunidade é considerado o maior motivador da prática de todas as espécies de crimes e neste sentido, Areia Branca está entregue a própria sorte. Não dispomos de uma estrutura policial que possa prevenir e nem combater o crime. O pequeno contingente de policiais, bem como suas condições precárias de operação, permite no máximo fazer um policiamento ostensivo e pontual. A polícia tem que ter condições de trabalhar, especialmente de forma investigativa e preventiva. Suspeitos e acusados de vários crimes ficam impunes e sem soluções.  Inquéritos policiais são arquivados por falta de provas, ocasionando inúmeras injustiças. É dever do Governo do Estado garantir a segurança da população e na condição de cidadãos e cidadãs areia-branquenses, devemos exigir que o Estado faça a sua parte, aumentando o número de policiais nas ruas, bem como, mas viaturas circulando por toda a cidade. Por sua vez, o município também tem que fazer a sua parte, equipando e dando condições de trabalho a guarda municipal para fazer a segurança patrimonial e até mesmo pessoal.


Dia 4 de abril próximo, a Câmara Municipal de Areia Branca irá realizar uma audiência pública para discutir a problemática da violência em nossa cidade e contará com a presença de diversas autoridades estaduais e locais, como o Secretário de Segurança Pública Aldair Rocha, o Comandante da Policial Militar do Estado Cel. Araújo,  Tenente Alvibar, responsável pela segurança pública de nossa região. Conclamamos o povo a se mobilizar e comparecer em peso para fazer as indagações necessárias e pedir providências urgentes das autoridades Estaduais e Municipais.





0 comentários:

Postar um comentário

 

Aldo Almeida - Direto ao assunto! Copyright © 2013 - |- Desenvolvido por: Gildson - |- seu site nas melhores mãos GSites