terça-feira, 2 de abril de 2013

0 Entrevista exclusiva com Dona Francisca, candidata a prefeita da Serra do Mel pelo PT.


Com o objetivo de democratizar a informação e levar os eleitores da Serra do Mel a conhecerem melhor Dona Francisca, candidata a prefeita pelo PT, formulei 13 perguntas nessa entrevista exclusiva que segue abaixo:

Perfil da candidata:




Francisca Rodrigues Costa, 61 anos, casada com o atual presidente do Partido dos Trabalhadores – PT de Serra do Mel, Manoel Cândido, mãe de cinco filhos, dona de casa e agricultora rural. Militante política do Partido dos Trabalhadores e nunca exerceu nenhum cargo público.

Blog: Dona Francisca, se eleita à primeira mulher para governar o município da Serra do Mel, quais serão as suas prioridades como prefeita?

Dona Francisca: A prioridade é resolver definitivamente o problema da falta de água em Serra do Mel, pois é um dos problemas mais críticos do município, em seguida a saúde, educação, moradia e segurança, entre outros.

Blog: A água é um grande problema econômico e social da Serra do Mel. Como à senhora pretende resolver essa situação?

Dona Francisca: Distribuir melhor a água já existente, perfuração de poços, pequenas adutoras levando água para todas as vilas.

Blog: A agricultura na Serra do Mel é baseada na cultura de cajueiros e a exploração comercial da castanha, hoje desorganizada e entregue nas mãos de atravessadores, além da fruta do caju que é pouco aproveitada. Quais seus planos para dar uma solução a esse desperdício e gerar renda ao povo?

Dona Francisca: Levando até esses agricultores apoio técnico tanto na produção quanto na comercialização. Buscando para o município fábricas de beneficiamento desses produtos, como o BNB, CONAB e outros.

Blog: A Serra do Mel recebe elevados recursos provenientes da exploração de petróleo em seu território, os chamados royalties. No eventual governo da senhora, esses recursos serão investidos prioritariamente em que áreas?

Dona Francisca: No abastecimento de água e na saúde, que são as prioridades da minha futura gestão.

Blog: O município é muito carente de programas de geração de renda e emprego. O que pretende fazer para solucionar esse de problema?

Dona Francisca: Pretendemos gerar o aproveitamento dos produtos derivados do caju, pequenas fábricas e também através do incentivo ao cooperativismo.

Blog: A geografia da Serra do Mel, dividida por em várias vilas e enormes distâncias entre as mesmas, dificulta muito a mobilidade da sua população por serviços públicos de qualidade, como saúde, educação, segurança, emprego, esporte, cultura e lazer. Quais seus planos para resolver essa equação social?

Dona Francisca: Criar infraestrutura nas áreas de saúde em todas as vilas, melhoria das estradas em parcerias com outros órgãos, como por exemplo, a Petrobrás e buscar recursos com o Governo Federal para melhorar todas essas questões.

Blog: Quais as políticas públicas que serão implantadas para as mulheres da Serra do Mel, se a senhora for eleita a primeira governante do sexo feminino?

Dona Francisca: Dentro do programa de geração de empregos e renda, as mulheres serão beneficiadas através do acesso aos serviços de saúde da mulher e capacitação profissional.

Blog: A apicultura sempre foi muito importante para o município, inclusive seu nome chama-se Serra do Mel, como pretende reativar essa atividade econômica tão importante e hoje praticamente inexistente?

Dona Francisca: Formar parcerias entre o município e a APISMEL para melhorar o processo de apoio à apicultura mesmo sabendo que essa atividade depende de outras questões como a chuva. Assim como a agricultura, já que se trata de uma atividade produtiva.

Blog: Muitas empresas instaladas no município se utilizam de mão de obra de fora da cidade. O que pretende fazer para que a mão de obra local, especialmente da juventude, seja mais bem utilizada por essas empresas?

Dona Francisca: Através do processo de capacitação profissional e técnica para que a mão de obra dos jovens e mulheres possa ser aproveitada por essas empresas.

Blog: Serra do Mel não dispõe de cursos de formação superior, técnico e nem tecnológico e isso prejudica muitos os seus jovens e a sua formação. O que fazer pra resolver ou atenuar esse deficit da educação profissional?

Dona Francisca: Formar parcerias com o SEBRAE, SESI, SESC e SENAC a fim de preparar esses jovens para o mercado de trabalho.

Blog: No último pleito eleitoral de outubro de 2012, o seu esposo, sindicalista Manoel Cândido ganhou as eleições, mas devido a problemas de registro da candidatura não pode assumir. Qual será o papel dele num eventual governo da senhora?

Dona Francisca: Com certeza será uma pessoa que vai contribuir muito para a nossa gestão.

Blog: A juventude de hoje é mais esclarecida e tem maior consciência política e costuma votar em quem tem as melhores propostas. Quais as suas propostas para os jovens da Serra do Mel?

Dona Francisca: Qualificação profissional a fim de preparar para o mercado de trabalho. Acesso aos meios de comunicação, a cultura, esporte e lazer.

Blog: Dona Francisca, qual a sua mensagem para o povo da Serra do Mel e os eleitores e eleitoras que irão as urnas novamente no dia 7 de abril?

Dona Francisca: Avalie as propostas do nosso plano de governo já distribuídas em todas as casas, pois com a certeza ali estão colocados as melhores propostas para o desenvolvimento sustentável da população de Serra do Mel. Por isso esperamos ser compreendidos como a melhor proposta.  Assim sendo, acreditamos na confiança da população de Serra do Mel para o que estamos preparando para o nosso município.    

0 comentários:

Postar um comentário

 

Aldo Almeida - Direto ao assunto! Copyright © 2013 - |- Desenvolvido por: Gildson - |- seu site nas melhores mãos GSites