Com a missão de proteger e dar assistência ao povo mais necessitado de Areia Branca, a APAN retomou as suas atividades na cidade e em pouco tempo se tornou referência de atendimento médico local, além de outras atividades.
A cada dia que se passa, mas pessoas buscam ser atendidas pela entidade que conta com inúmeros profissionais que trabalham voluntariamente na área da saúde, direito, educação, cultura, etc.
| Dr. José Alfreiaedo chegando na APAN para atender o povo carente de saúde |
A psicóloga Dra. Silvia Vitorino também está junto nesse trabalho de amor aos mais necessitados de Areia Branca e atende os pacientes todas as quartas-feiras no período da tarde. A maioria dos atendimentos são de crianças especiais. É muito gratificante poder ajudar os nossos semelhantes, especialmente as nossas crianças, diz a psicóloga Silvia.
As drogas e o grande número de dependentes químicos de Areia Branca também tem sido uma preocupação da APAN que está elaborando projeto de prevenção e tratamento para os usuários e também assistência as famílias vitimadas por esse grande drama social. Uma comissão da APAN, junto com Iraneide Rebouças esteve em vista a Fazenda da Esperança no município de Serra do Mel para conhecer os trabalhos de recuperação mantidos pela entidade. O objetivo é firmar parceria futura entre as duas entidades para tratar essas pessoas que querem se libertar das drogas e não tem como arcar com os custos da internação.
A educação é a única forma de transformar e revolucionar uma sociedade e foi com esse pensamento, que a APAN através professores(as) voluntários deu início ao cursinho pró-ENEM 2013 que já conta com uma grande turma de estudantes que se preparam para o exame nacional de ensino médio e também para os vestibulares, visando vagas no ensino superior.
Todas as quintas-feiras, no período da tarde, APAN oferece assistência jurídica gratuita através do Dr. César Henrique e de sua assistente, a acadêmica de direito, Fernanda Azevedo. Já nas sextas, no período da manhã, quem atende é o Dr. Dario Lima. Cidadania plena é quando todos podem exercer os seus direitos e obrigações e muitas vezes, esses direitos são negados, por isso a importância de se ter uma assistência jurídica para atender aos mais necessitados que não podem arcar com os honorários advocatícios, explica Iraneide.
A APAN conta com um time de médicos voluntários de primeira. Além de Dr. José Alfredo, clínico geral e pediatra, a entidade também oferece atendimento cardiológico, através do médico Dr. Edson Trajano e ortopedia através do Dr. Tiago Meira Mangueira. É importante ressaltar que esses excelentes profissionais são voluntários e o amor a medicina e o compromisso com a saúde da população, são as suas principais motivações para darem essa enorme contribuição ao projeto social da APAN e povo carente de saúde de Areia Branca.
Os atendimentos realizados pela APAN, seja na saúde, educação, jurídica e psicológica são feitos mediante a doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis, que posteriormente são entregues a famílias carentes de toda a cidade e zona rural, sem fazer qualquer distinção de pessoas. Temos que fazer o bem, não importa a quem, diz Iraneide. Basta ter necessidades e APAN buscará ajudar.
Visando promover e contribuir para o desenvolvimento do turismo em Areia Branca, a APAN inovou mais uma vez e realizou um passeio de balsa pelo rio Ivipanim, mostrando as belezas da salinésia e contando as história da cidade do sal, sol, petróleo. O passeio contou com a presença de vários visitantes e foi embalada com música ao vivo, interpretadas pelos músicos locais, Jimmy Rodney e Fernanda Azevedo, Dr. Leonardo Nogueira, além da performance do repentista Francinaldo, caracterizado de matuto.
A APAN já formou a primeira turma do curso técnico de Práticas de Setor Pessoal em parceria com a RF Contabilidade e logo em breve irá reiniciar outros cursos para a formação profissional, especialmente dos mais jovens que não tem qualquer experiência no mercado de trabalho.
Convido toda a sociedade areia-branquense, homens e mulheres de bem a se juntarem aos projetos da APAN como voluntários e voluntárias e juntos, construímos uma Areia Branca mais humana, justa e feliz, diz Iraneide Rebouças.


0 comentários:
Postar um comentário