quinta-feira, 29 de agosto de 2013

0 Comissão da Câmara proíbe motorista de ser cobrador

Ônibus urbano


A proibição do motorista de ônibus exercer a função de cobrador está mais próxima da realidade. A comissão de trabalho da Câmara Federal aprovou projeto de lei do deputado Vicentinho (PT-SP) nesse sentido.

Foi na quarta-feira (28) e o projeto 2163-2003 agora está na comissão de constituição e justiça, onde será debatido, votado e depois remetido para discussão em plenário.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Santos, Valdir de Souza Pestana, está “confiante no resultado final”, embora não saiba quando.


Foto: Paulo Passos

“Tudo dependerá da tramitação da matéria na derradeira comissão do legislativo federal”, diz o sindicalista. “Depois, no plenário, será alvo de poderosos lobbies, o que exigirá esforço do nosso sindicalismo”.

O projeto proíbe a “atividade concomitante de motorista e cobrador de passagens em transportes coletivos rodoviários urbanos e interurbanos e dá outras providências”.

Também presidente da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de São Paulo, Pestana ressalta que a campanha ‘dirigir e cobrar não dá’ será reforçada.

O sindicalismo rodoviário de todo o país, segundo ele, disponibiliza à categoria, por meio da rede social de computadores e e-mails, os endereços eletrônicos dos deputados e senadores.

“É sobre os parlamentares, de forma ordeira e educada, que temos de agir, a partir de agora, pedindo que os integrantes da comissão de justiça também deem parecer favorável”, diz o dirigente.

Pestana orienta os trabalhadores a mandarem mensagens se não para todos os parlamentares, pelo menos aos líderes de partidos e bancadas, requerendo que aprovem o projeto.

Doenças

Vicentinho justifica que os motoristas de ônibus, “segundo estatística, são os que mais sofrem em sua missão, com altos índices de doenças do coração, estresse e periculosidade”.

“Tudo isso”, prossegue, “provocado pela tensão permanente de estar, ao mesmo tempo, atento ao trânsito e aos passageiros, além de preocupados com a violência urbana”.

“Obrigá-los a cumprir duas funções simultâneas é exigir deles uma condição humanamente incompatível. A manutenção do cobrador, por sua vez, assegura e gera mais empregos ao mesmo tempo”, diz Vicentinho.

Para Pestana, o projeto “atende antigo anseio da categoria por condições de trabalho dignas. Já buscamos isso em negociações e até na justiça. Agora, esperamos que vire lei”.

Custo

Mesmo que a utilização de cobrador gere custo, o sindicalista entende que a população e até o movimento passe livre (mpl) não fariam objeção: “É um gasto que ninguém questiona”.

Pestana pondera que “a compensação viria em forma de milhares de empregos no país inteiro, o que representaria também milhares de consumidores em todas as esferas da cadeia produtiva”.

“Tudo que é custo para se gerar empregos na verdade não é custo, e sim investimento na comunidade. Para o fim da dupla função, ainda há um longo caminho. Parabéns ao companheiro Vicentinho”.

Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Santos e Região. Força Sindical. Avenida Conselheiro Nébias, 262, fone 13-3228-9200.

Presidente: Valdir de Souza Pestana. Vice-presidente: José Alberto Torres Simões ‘Betinho’. Secretário-geral: Eronaldo José de Oliveira ‘Ferrugem’. Redação: Paulo Passos MTb 12.646.

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