segunda-feira, 5 de agosto de 2013

0 Praia do Meio: esse paraíso pertence ao povo areia-branquense

Por do sol na praia do Meio/Aldo Almeida

A praia do Meio também conhecida como praia da Costa é uma das praias mais belas da imensa faixa litorânea de Areia Branca/RN e a mais próxima da área urbana da cidade. Contudo, esse paraíso é pouco usufruído pelo povo areia-branquense, bem como pelos poucos turistas que nos visitam, pois o seu acesso vêm sendo obstruído pela crescente ocupação por parte de uma salina. 

A venda de uma extensa área da cidade para a construção dessa salina, trouxe enormes prejuízos ao desenvolvimento do turismo dessa praia. Durante esse tempo de ocupação, dunas foram extintas e sua paisagem foi radicalmente modificada. 

Dunas se refazendo/Aldo Almeida
Por sua localização privilegiada, a praia do Meio sempre foi o destino preferido das famílias de Areia Branca, especialmente, os de classe social mais humilde, que costumavam fazer lá seus piqueniques nos finais de semana.

Hoje o acesso a esse paraíso só pode ser feito a pé ou de moto pela Rua Francisco Ferreira Souto e os banhistas ainda têm que se sujeitar a passar pela portaria da empresa e depois atravessar corredores estreitos construídos em cima do manguezal com madeiras e atualmente em ´péssimo estado de conservação. 

Acesso a pé a praia do Meio/Aldo Almeida

O outro acesso a praia do Meio é feito por uma estrada de terra que fica a cerca de 3,5 Km do centro da cidade, impondo ao povo mais carente, limitações para  usufruir o que é seu por direito.

O mais novo capitulo da apropriação desse patrimônio do povo de Areia Branca, é a construção de uma cerca em boa parte da extensão da praia do Meio. No local existe uma placa de um suposto programa de recuperação ambiental, mas na prática, não tem nada, a não ser palha seca e plantas comuns desse bioma.

Cerca construída pela NORSAL/Aldo Almeida
O que mais chama a atenção e causa indignação do povo, é a total omissão dos órgãos públicos responsáveis pela preservação e fiscalização de crimes contra o meio ambiente. Tanto o governo do estado como o federal fecham os olhos e fingem nada ocorrer. O governo local age do mesmo modo e com um agravante, sabe o que acontece e nada faz, beneficiando o direito privado e prejudicando o direito público.

Por do sol na praia do Meio/Aldo Almeida
O povo de Areia Branca, bem como seus visitantes,  têm direito a usufruir dessa praia que é patrimônio coletivo e não pode aceitar a sua privatização, em benefício de um grupo empresarial. 

Crianças brincando de jogar bola/Aldo Almeida

A geração do presente de Areia Branca, não pode aceitar passivamente a apropriação dessa praia tão bela, sob pena de prejudicar ainda mais, o direito das gerações futuras. 

Areia Branca tem um enorme potencial natural para o turismo e a falta de interesse das sucessivas administrações públicas, inclusive da atual, sem investimentos em infra-estrutura, capacitação de guias, organização da rede hoteleira, formalização do comércio de alimentos, artesanatos, etc, têm afugentado muitos visitantes, que preferem viajar para outros lugares, causando enormes prejuízos financeiros ao comércio local, que não gera renda e nem empregos, especialmente para os mais jovens. 

Vista da praia de Upanema a partir da praia do Meio/Aldo Almeida

0 comentários:

Postar um comentário

 

Aldo Almeida - Direto ao assunto! Copyright © 2013 - |- Desenvolvido por: Gildson - |- seu site nas melhores mãos GSites