quinta-feira, 18 de abril de 2013

0 Era uma vez...


Banhista caminhando ao lado da cerca erguida ao longo da praia do Meio


Uma linda praia, com areias alvas e dunas que lembravam o deserto do Saara. Suas águas límpidas, mornas e bem salgadas, com cores azuladas e verdes e ondas tranquilas, permitiam banhos e mergulhos perfeitos de crianças e até velhos sem perigo algum.

Escalar as suas dunas e depois descer bolando na areia, era pura adrenalina, aventura e emoção. Todos queriam brincar e a alegria era contagiante, mesmo dando um friozinho na barriga, devido à altura.

Por sua localização privilegiada e próxima a cidade, era considerada a Praia do Povo.

Todos podiam acessar a pé esse paraíso e era programa certo de muitas famílias nos finais de semana. O acesso se dava por um beco, entre os muros de uma salina e de um estaleiro e logo em seguida, caminhávamos ao lado de uma maré com muitos barquinhos de pesca, além de uma barcaça velha que estava encalhada lá e que achávamos se tratar de um navio pirata e mal assombrado. Nesse trecho do caminho, os passos das crianças aceleravam e os corações batiam mais fortes, por causa das histórias dos mais velhos.

Mas a frente, passávamos a caminhar por uma estrada de terra e ao lado, muitos manguezais com suas plantas, caranguejos e maria-farinhas, que se destacavam por sua cor vermelha com pontinhas brancas, em contraste com o escuro da lama do mangue.

De longe, podíamos avistar as suas dunas e as salsas, que seguravam as “montanhas de areia”.

Nas lembranças de minha infância em Areia Branca/RN, a praia do Meio, foi um dos lugares que mais deixaram recordações e saudades na minha memória, alma e coração.

Guarita de acesso a NORSAL e a praia do Meio

Infelizmente hoje, esse paraíso foi praticamente devastado pela exploração comercial do sal e privatizado para servir aos interesses de um grupo empresarial da cidade, a NORSAL. O acesso de pedestres e veículos ficou restrito e as dunas foram extintas.

Banhista acessando a praia do Meio por meio de uma passarela. 


Em recente visita a praia do Meio, pude perceber a dimensão das agressões ambientais que esse lugar vem sofrendo ao longo dos anos e para piorar ainda mais as coisas, uma cerca vêm sendo construída na extensão da praia, restringindo ainda mais, o acesso de banhistas, com a desculpa de um programa de recuperação ambiental.

Suposto programa de recuperação ambiental da praia do Meio

Vale lembrar, que as faixas litorâneas são área de marinho, e, portanto de uso comum do povo e não de indivíduos ou grupos particulares.

Cerca construída ao longo da praia do Meio

Faz-se urgente a intervenção de órgãos ambientais de âmbito federal, estadual e municipal, como IBAMA, SPU, IDEMA, MPF, Prefeitura Municipal e demais autoridades para dar um basta em mais um crime ambiental praticado contra a praia do Meio e restabelecer o acesso irrestrito do banhista e devolver ao povo areia-branquense, a PRAIA DO POVO!

Placa proibindo a ocupação por se tratar de área de praia e bem de uso comum do povo


0 comentários:

Postar um comentário

 

Aldo Almeida - Direto ao assunto! Copyright © 2013 - |- Desenvolvido por: Gildson - |- seu site nas melhores mãos GSites