segunda-feira, 15 de abril de 2013

0 Universitário é morto após furar blitz em Mossoró (RN); policiais são afastados.



Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió



  • Reprodução Facebook
    José Fernandes Castelo, 19, foi morto por policiais militares após furar bloqueio em Mossoró (RN)
    José Fernandes Castelo, 19, foi morto por policiais militares após furar bloqueio em Mossoró (RN)
O comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte determinou nesta segunda-feira (15) o afastamento de seis policiais militares que estavam em uma blitz no último sábado (13), em Mossoró (278 km de Natal), que resultou na morte de um universitário de 19 anos.
A vítima não teria observado a ordem de parar na barreira policial e atropelado três pessoas, quando teve o carro atingido por disparos. Um procedimento administrativo de investigação também foi aberto para averiguar a conduta dos militares na ação.
Segundo a Polícia Militar, José Fernandes Castelo morreu após a ocorrência policial, quando teria "desobedecido a ordem de parada dos policiais de serviço". Depois de negar a parada, o jovem teria praticado "direção perigosa", o que teria resultado no atropelamento de pedestres.
Os policiais relataram que houve uma longa perseguição pelas ruas de Mossoró, só concluída após os disparos --que primeiramente teriam atingido os pneus do veículo. O universitário estava sozinho em um Civic e ainda foi socorrido pelos policiais, mas morreu no hospital.
Castelo era natural de Tauá (CE) e estudava engenharia civil na Universidade Potiguar desde o início do ano. No mesmo dia em que foi abordado e morto pelos policiais, o jovem postou, em sua página no Facebook, fotos de bebidas em uma suposta festa em que estaria em um condomínio residencial em Mossoró, onde disse que estava "tirando a ressaca da vaquejada". 
O sepultamento do jovem foi realizado na manhã desta segunda-feira.

Investigação

A polícia informou que os militares que participavam da ação foram levados à delegacia, onde foram ouvidos pela equipe de plantão. "Após os procedimentos investigatórios iniciais, todas as armas de posse dos Militares envolvidos na ocorrência foram recolhidas a fim de servir como base para os exames balísticos", informou a PM, citando que os policiais também foram ouvidos por um oficial no 2º Batalhão da PM.
Segundo nota, a PM diz que o afastamento dos militares que "atuaram diretamente na ação" ocorreu para "preservar a seriedade e a legalidade das investigações". Eles ficarão fora do serviço operacional até a conclusão do processo administrativo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Aldo Almeida - Direto ao assunto! Copyright © 2013 - |- Desenvolvido por: Gildson - |- seu site nas melhores mãos GSites