O Terminal Salineiro de Areia Branca, que é administrado
pela Companhia Docas do RN (Codern), fechou o ano de 2013 com um saldo positivo
no volume de sal embarcado. Em comparação com 2012, o Porto-Ilha conseguiu
movimentar um volume 23% superior em 2013, o que se atribui, dentre outros
fatores, a medidas administrativas da Companhia para acelerar as operações
envolvendo embarque de sal.
Em 2012 o Terminal Salineiro fechou o ano com 997,296
toneladas de sal embarcado. Já em 2013, após fechamento do balanço anual, a
gerência administrativa da Codern em Areia Branca constatou um volume
significativamente superior ao do ano anterior, chegando à ordem de 1.227
milhão de toneladas de sal movimentado pelo Porto-Ilha, o que acrescenta
229.704 toneladas em relação à movimentação de 2012.
A circulação de navios também cresceu em relação ao ano
retrasado. Enquanto em 2012 passaram 38 navios pelo Terminal Salineiro de Areia
Branca, em 2013 atracaram no Porto-Ilha 45 navios para embarque de sal.
O ano passado foi marcado por um crescimento que não
acontecia desde 2008, ano a partir do qual o Terminal experimentou sucessivas
quedas na produção e exportação de sal para o mercado interno e externo. A
entrada do sal chileno no país e as constantes chuvas verificadas nesse período
contribuíram para o desempenho abaixo do esperado, o que foi revertido no
resultado da produção de 2013, graças a uma série de medidas tomadas pela
Companhia Docas do RN na intenção de retomar o crescimento e recuperação
econômica do Porto Ilha.
“O ano de 2013 representou para a gente um ano de grandes
vitórias, entre elas o aumento do volume de sal embarcado, do fluxo de navios
de grande porte, acima de 40 mil toneladas, a chegada de novos clientes. Além
disso, as perspectivas para este ano de 2014 é que tenhamos esses números ainda
maiores”, destaca a gerente do Terminal Salineiro de Areia Branca, Tássyla
Talyne.
AMPLIAÇÃO
Uma das medidas tomadas pela administração do Porto-Ilha foi
a ampliação do Terminal, iniciada em 2009 e finalizada em 2012. Na obra foram
investidos R$ 278 milhões, recursos provenientes do Programa de Aceleração do
Crescimento (PAC) do Governo Federal, para ampliação da plataforma, do cais de
atracação, da capacidade de carregamento e armazenamento e aquisição de
equipamentos. “Com esses investimentos a gente teve uma ampliação e vai fazer
com que a ilha funcione de maneira completa, trabalhando com todos os
carregadores de barcaça e toda a estrutura do Terminal”, afirma Tassyla.
Antes da reforma o Porto possuía uma plataforma com
capacidade para 100 mil toneladas de sal, valor que subiu para 150 mil após
ampliação. Além disso, o cais de atracação, que antes media 167 metros, hoje
possui uma extensão de 267 metros, o que possibilita a atracação de mais navios
simultaneamente. Já a capacidade de carregamento da ilha, que era de 1500 t/h
(toneladas por hora), passou a ser de 2500 t/h.
Em 2013, para complementar o que foi ampliado, a Codern
ainda adquiriu uma pá mecânica de grande porte, um trator de esteira e uma nova
usina de geração de energia. Para esse último equipamento funcionar de forma
plena o Porto-Ilha está passando por processo de adequação de sua estrutura.
Segundo Tássyla, “a usina deve estar em pleno funcionamento até março de 2014,
permitindo o funcionamento total da ilha”.
ADMINISTRAÇÃO
Além das medidas estruturais, foram tomadas ainda medidas
administrativas, através de uma parceria entre a Companhia Docas do RN e o
Senai de Santa Catarina. De acordo com o que explica a gerente do Terminal de
sal de Areia Branca, um estudo de gestão estratégica elaborado pelo Senai para
a Codern apontou uma série de metas que deveriam ser cumpridas pela empresa
para que o terminal fosse viável economicamente.
“Passamos por estudos do Senai, em um programa de gestão
estratégica, e hoje, para Areia Branca ser viável, a gente teria que ter uma
produção de até 115 mil toneladas por mês, e é isso que a gente está
conseguindo”, explica a gerente do Porto-Ilha.
NOVOS NEGÓCIOS
O sal que é produzido no Rio Grande do Norte sai do Terminal
Salineiro de Areia Branca para três países e para o mercado interno. Os países
que compram sal ao Terminal Salineiro são Nigéria Camarões e Canadá. Já no
mercado interno, os clientes brasileiros são os portos de Santos, Paranaguá,
Porto Alegre, Arraial do Cabo, Vitória e Pará.
Em 2013 o Porto-Ilha de Areia Branca conquistou dois novos
clientes, que foram a Salina Diamante Branco e a Salinor. Já para 2014 a
perspectiva é que a Ilha receba, já no início desse ano (a partir de
fevereiro), mais um novo cliente, que é o Grupo Maranata.
Para o presidente da Codern, Pedro Terceiro de Melo, o
resultado da movimentação em 2013 é um reflexo do trabalho realizado por toda a
equipe que forma a Codern em Natal e Areia Branca. “Esse ano podemos verificar
um crescimento importante para a Companhia. Foram feitos investimentos
estruturais e administrativos e isso está resultando em números positivos no
Porto-Ilha. E para 2014 a expectativa é de mais crescimento, já que as medidas
para impulsionar a nossa produção já foram tomadas”, ressalta o presidente da
Companhia.
Fonte: CODERN.
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