Anna Ruth Dantas
repórter
Nessa fase da campanha
eleitoral, quando os programas de rádio e televisão ainda não foram ao ar, as
campanhas dos candidatos concentram atenção nas redes sociais. Todos os cinco
postulantes ao Governo estão com atuações nas mídias sociais, inclusive com
equipe específica para tal tarefa.
O Facebook e Instagran estão
sendo usados por todos os candidatos ao Executivo. Já o Twitter deixou de ser
usado apenas pela sindicalista Simone Dutra (PSTU).
As equipes dos candidatos ao
Governo traçam estratégias distintas para o uso das redes sociais, mas, em
comum, elas têm o fato de buscarem, a partir das plataformas, a divulgação do
nome das propostas dos postulantes à sucessão de Rosalba Ciarlini.
Alex Régis
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Redes sociais adquirem importância nas eleições deste ano e atraem atenção dos candidatos
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HENRIQUE EDUARDO ALVES
O deputado federal Henrique
Eduardo Alves, que disputa o Governo do Estado pelo PMDB, está atuando em
quatro plataformas das redes sociais: Facebook, Instagran, Twitter e Youtube.
Coordenadora do trabalho da
campanhas nas redes sociais, a jornalista Nina Rodrigues, explicou que o
trabalho no Facebook é feito com as medições dos horários de maior audiência.
Com isso, as postagens ocorrem em função desses horários. “Mas temos o cuidado
de não encher a timeline dos fãs com muita notícia. Em média, são seis
postagens diárias no Facebook”, comentou.
O marketing da campanha do
candidato do PMDB está produzindo vídeos exclusivos para as redes sociais. Nina
Rodrigues observou que o conteúdo é um só, mas as apresentações são distintas,
variando de acordo com a plataforma da rede social. “Mas há fatos que valem
para uma plataforma e para outra não. Os importantes conteúdos estão em todas
as redes, mas com a linguagem de cada uma (das redes)”, analisou.
O Twitter tem sido usado
para notícias mais instantânea. Um exemplo disso é quando o candidato do PMDB
concede uma entrevista, há postagens simultâneas das declarações dele.
Alex Régis
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Nina registra ter obtido mais de mil curtidas em tempo recorde
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No caso da página do
Facebook, já há mais de mil curtidas. “Começamos no dia 7 de julho e em dez
dias tivemos mais de mil curtidas. As pessoas curtem bem, há um nível muito bom
de engajamento, com comentários e compartilhamentos”, destacou Nina Rodrigues.
Ela avaliou que como a
campanha foi iniciada há poucos dias, o importante é manter uma produção
exclusiva para as mídias.
ARAKEN FARIAS
O advogado Araken Farias,
candidato ao Governo pelo PSL, disse que a equipe de campanha está trabalhando
“intensamente” com as redes sociais. No entanto, ele avaliou que esperava um
retorno maior. “Acredito que agora que terminou a Copa do Mundo a campanha nas
redes sociais terá um crescimento significativo”, comentou.
O candidato do PSL está
atuando no Facebook, Twitter e Instagran. “Estamos fazendo o suficiente e as
curtidas (termo usado no Facebook) estão aumentando significativamente”,
observou, acrescentando que faz um acompanhamento das postagens a partir de
gráficos gerados.
ROBÉRIO PAULINO
O professor Robério Paulino,
candidato ao Governo pelo PSOL, disse que está centrando a comunicação das
redes sociais principalmente no Facebook. A estratégia de trabalho é a formação
do grupo “Mil com Robério”. “Até o final da campanha esperamos estar com mil
pessoas compartilhando tudo que postamos nos Facebook, hoje temos já mais de
200 pessoas”, comentou o candidato.
Ele destacou ainda que as
ações da campanha contam também com postagens no Twitter e enviadas via
whattsap.
ROBINSON FARIA
O vice-governador Robinson
Faria (PSD) está usando quatro plataformas nas redes sociais, o Twitter,
Instagran, Facebook e Flicker. Além disso, o candidato também entra com a comunicação
através de um site próprio, que atua como o grande gerenciador de conteúdo.
Diretor da empresa Maxmeio,
Flávio Sales explicou que as estratégias são diferentes para cada uma das
plataformas de redes sociais. No Instagran, como é mais imagem, há uma
preocupação de postar fotos e vídeos trabalhados. Já no Facebook, o trabalho
busca uma interação maior.
O Twitter está sendo usado
pela campanha como uma comunicação mais simultânea. Já o Flicker é o “ponto de
apoio para os jornalistas e os próprios colaboradores da campanha” que podem
buscar fotos das mobilizações.
Alex Régis
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Flávio e sua equipe definiram para Robinson o domínio .com
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Flávio Sales afirmou que o
trabalho está sendo feito em duas grandes frentes, a primeira explora o
engajamento e a segunda o monitoramento, onde é possível aferir as postagens
nas redes sociais.
Ele considerou positiva as
ações que estão sendo realizadas nas redes sociais. A equipe que atua nas redes
sociais do candidato do PSD avalia que as metas estão sendo atingidas.
Sobre o site de campanha de
Robinson Faria, Flávio Sales afirmou que optou pelo domínio “.com”, todo
trabalho foi feito pela empresa Maxmeio.
SIMONE DUTRA
A campanha da candidata do
PSTU Simone Dutra está atuando em duas plataformas das redes sociais: Facebook
e Instagran. Além disso, também está sendo mantido um site e postadas mensagens
via whattsap.
“Os principais candidatos
gastarão milhões com marqueteiros, mas
acreditamos que a população está cansada e não vai de deixar enganar por
maquiagem e propagandas bonitas. A internet é um espaço para a indignação das
pessoas e vamos apostar nisso”, analisou Simone Dutra.
Na fanpage do Facebook a
candidata está usando banners com propostas e opiniões sobre os principais
temas da campanha, como saúde e educação .
No whattsap a equipe de
Simone Dutra está divulgando a agenda e fazendo contato direto com os
eleitores. Além disso, semanalmente é remetida uma mensagem de voz da
candidata. Segundo a Assessoria de Imprensa de Simone Dutra, a equipe das redes
sociais é formada por voluntários apoiadores.
O site da campanha será
lançado no próximo mês. A intenção da equipe é que a partir do site as pessoas
se cadastrem para participar ativamente da campanha.
Fonte: Tribuna do Norte
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