terça-feira, 15 de julho de 2014

0 RNotícias

Governo do Estado confirma para amanhã o pagamento de 20% do décimo terceiro salário

A Assessoria do Governo do Estado confirmou para amanhã o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário. Serão depositados na conta dos servidores 20% do benefício, representando um incremento de R$ 55 milhões.

Os outros 20% serão pagos no dia 18 de agosto.

E os 60% restantes serão depositados até o dia 20 de dezembro.


Procuradoria questiona 89 candidaturas junto ao TRE

O Tribunal Regional Eleitoral recebeu até o domingo, dia 13,  87 pedidos de impugnação de impugnação a requerimentos de registro de candidaturas ao pleito deste ano e duas notícias de inelegibilidade. As ações foram propostas pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE/RN)  contra 86 candidatos, duas coligações e um partido que, sob seu entendimento, não atenderam a todos os requisitos exigidos pela legislação eleitoral. Sete pedidos de impugnação foram motivados por desrespeito à Lei da Ficha Limpa. Destes, quatro decorrentes de prestação de contas rejeitadas, dois por condenação criminal e um por condenação na Justiça Eleitoral.


A lista dos que estão sendo contestados inclui um candidato a vice, João Maia (PR), dois ao Senado - Wilma de Faria (PSB) e Lailson de Almeida (PSOL), dois à suplência, 17 candidatos a deputado federal e 64 a estadual.


TRE-RN conclui julgamento e decide afastar do cargo a prefeita do município de Baraúna

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) concluiu no início da tarde desta terça-feira, 15, o julgamento da prefeita Luciana Oliveira, do PMDB, de Baraúnas. O voto dos desembargadores foi pela confirmação da cassação e pelo afastamento do cargo. Determinaram novas eleições.

Quando o acórdão for publicado, o TRE determina que deve assumir o posto de prefeito interinamente o presidente da Câmara Municipal, vereador Tértulo Alves, do PMN, que já esteve a frente a Prefeitura por 45 dias no primeiro afastamento do cargo da prefeita Luciana Oliveira.

Luciana Oliveira havia ficado em segundo lugar nas eleições de 2012. O eleito foi Isoares Martins, do PMDB, que terminou cassado por compra de votos e abuso de poder econômico. Luciana assumiu, pois Isoares não havia conseguido mais de 50% dos votos.



Com o prefeito afastado do cargo, assumiu Luciana Oliveira. Ficou no cargo por 90 dias.

Porém, terminou com o registro de candidatura cassado por abuso de poder econômico e compra de votos em três processos, que só demorou a ser concluído em instâncias superiores porque moveram ação de suspeição contra o juiz eleitoral José Herval Sampaio Junior.

Quando estas ações de suspeição contra o juiz Herval Sampaio foram julgados, os desembargadores iniciaram o julgamento dos processos contra Luciana Oliveira. Concluíram semana passada. Considerando que Luciana Oliveira se elegeu comprando votos e abusando do poder econômico.

Porém, optaram por não afasta-la do cargo. Preferiram primeiro julgar os pedidos de reconsideração (embargos) feito pelos advogados da prefeita cassada.

Estes pedidos foram julgados no início da tarde desta terça-feira, 15, com os desembargadores considerando que estes pedidos eram apenas para prolongar o tempo da prefeita Antônia Luciana no cargo que conquistou mediante compra de votos e abuso de poder econômico.

Assessoria do TRE informou que se o acórdão não for publicado hoje, certamente será nesta quarta-feira, 16, quando o presidente da Câmara Tertulo Alves deve assumir interinamente a Prefeitura de Baraúna até que se realize uma nova eleição para prefeito.


Produção de energia eólica aumenta 44,4% em um ano

A produção de energia eólica aumentou 44,4% no último ano, segundo a edição do Boletim de Operações de Usinas da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). A comparação é entre os meses de maio de 2013 e 2014.

No mesmo período, a geração de energia termelétrica aumentou 20,7%. Apesar de apresentar uma redução de 5,1%, a energia produzida por hidrelétricas mantém-se predominante, sendo responsável por 66,5% da produção brasileira.

De acordo com a CCEE, em maio, fontes eólicas produziram 747 megawatts (MW) médios e térmicas, 17.307 MW médios. O boletim informa que o salto na entrega das térmicas foi impulsionado pelas usinas nucleares: foram produzidos 1.763 MW médios – número 154,1% acima do registrado em maio de 2013. As usinas térmicas a carvão geraram 1.823 MW médios (aumento de 37,3%) e as de biomassa 3.038 MW médios, produção 21,6% superior à registrada em maio de 2013.

A capacidade instalada somou 127.026 MW provenientes de 1.118 usinas que estão operando comercialmente no período. Ainda segundo o boletim divulgado hoje (15), a geração total de energia pelas usinas do Sistema Integrado Nacional foi 60.978 MW médios. Apesar de a geração ter sido 2,8% inferior à registrada em abril e, é 1,8% maior do que o resultado obtido em maio de 2013.

Agência Brasil.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Aldo Almeida - Direto ao assunto! Copyright © 2013 - |- Desenvolvido por: Gildson - |- seu site nas melhores mãos GSites