Mais perto de concretizar o
sonho da Zona Norte, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da
Infraestrutura, encerra o processo licitatório que tem como objetivo implantar
o Pró-transporte em Natal, publicando nesta quarta-feira (19), no Diário
Oficial da União e no Diário Oficial do Estado, a classificação da empresa IM
Comércio e Terraplenagem LTDA.
Obra de grande relevância
para a mobilidade da Zona Norte de Natal, o Pró-transporte é aguardado há cerca
de 7 anos por moradores e comerciantes da região, e agora, após dar andamento
às etapas burocráticas necessárias, o Governo Rosalba Ciarlini irá homologar em
até 5 dias úteis o resultado desta importante licitação. Com isso, a SIN encaminha
a documentação para a Caixa Econômica Federal, que em um prazo de até 20 dias
autoriza o repasse financeiro, possibilitando a secretaria expedir a ordem de
serviço. A expectativa é que as obras sejam iniciadas até Agosto deste ano.
Para o Pró-transporte o
investimento é de R$ 88.221.480,67, com recursos já assegurados, garantindo
assim o andamento dos serviços sem que hajam impasses da ordem financeira. Após
iniciadas as obras, o prazo da execução de todo o projeto é de 24 meses.
A obra consiste na criação
de dois grandes eixos em pista dupla. O primeiro, denominado Eixo Fronteiras,
parte do Gancho de Igapó, na Av. Tomaz Landim, percorrendo a Av. das
Fronteiras, a Av. Rio Doce e a Av. Tocantínea, até o entroncamento com a Av.
Moema Tinoco. O segundo grande eixo, chamado de Eixo Moema Tinoco/Conselheiro
Tristão, é a continuação do primeiro, ao longo da Av. Moema Tinoco e a Av.
Conselheiro Tristão, até o encontro com a Av. João Medeiros Filho (estrada da
Redinha), onde será construído o Viaduto da Redinha, que dá acesso à Ponte
Newton Navarro.
Além da duplicação dos
corredores viários, o ponto alto das obras está relacionado a mobilidade de
pedestres e da valorização do transporte público, necessária para o pleno
funcionamento do tráfego na região. A implantação de corredores exclusivos de
ônibus será um dos diferenciais da obra, e tem o objetivo de dar fluidez ao
transporte coletivo, além de contar com 108 novos abrigos de ônibus; Outro
benefício aguardado pela população, e que será implantado no Pró-transporte, é
a criação de cerca de 11 quilômetros de ciclovia, dando segurança a esse meio
de locomoção; Padronização de passeios públicos é outro traço da obra, que vão
dar segurança e comodidade ao simples ato de ir-e-vir, que muitas vezes é
dificultado com as irregularidades encontradas nas calçadas.
A obra do Pró-transporte é
do Governo do Estado, com o apoio do Governo Federal, fiscalização da
Secretaria de Estado da Infraestrutura, e executada pela empresa IM Comércio e
Terraplenagem LTDA.
Fonte: Ascom/RN
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