terça-feira, 11 de junho de 2013

0 O voto e a evolução do processo democrático!

 "Todo o poder [político] emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta constituição" - CF.

A mossoroense Celina Guimarães Viana foi a 1ª eleitora do Brasil, há mais de 80 anos 

Essa história da democracia começa no Brasil Colônia, com o primeiro voto, na Capitania de São Vicente, Estado de São Paulo, em 1532 e passa pela criação da primeira Constituição do Brasil Império.

O primeiro Código Eleitoral surgiu em 1932, e um dos seus objetivos era combater as fraudes eleitorais, que já eram uma realidade.

Com a conquista do voto feminino, começando por Mossoró - onde viveu a primeira eleitora do Brasil e da América Latina - elas são hoje maioria do eleitorado.

O direito de escolher o destino da cidade onde se vive e dever de fiscalizar os governantes são pilares da democracia. É na participação que podemos exercer nossa cidadania.

Se você não participa, alguém faz isso por você e se cumpre aquela máxima: "O pior castigo para quem não gosta de política é ser governado pelos que gostam."

Fonte: Blog do Toni Martins

0 comentários:

Postar um comentário

 

Aldo Almeida - Direto ao assunto! Copyright © 2013 - |- Desenvolvido por: Gildson - |- seu site nas melhores mãos GSites