quinta-feira, 20 de junho de 2013

0 Rumo ao desconhecido na busca de uma nova ordem politica e social no Brasil

Em decisão conjunta, Rio e SP anunciam redução da tarifa do transporte

Aroeira

Depois de inúmeros protestos por várias cidades brasileiras nestes últimos dias, os governos de São Paulo e  Rio de Janeiro anunciaram no início da noite de ontem (19/06), a redução das tarifas do transporte público de ônibus e metrô. 

Belo Horizonte-MG irá seguir o mesmo exemplo e já prepara também a redução das tarifas, como já fez outras cidades pelo Brasil. 

Se reduziram os preços, é sinal que existe margem para isso e está na hora de se abrir a caixa preta da planilha de custos das tarifas de transportes públicos do país. 

A pergunta que não quer calar e que tanto atormenta a classe politica brasileira, desde o governo federal, estaduais e municipais está estampada nessa charge de Aroeira: R$ 0,20 NÃO! - SEI LÁ ONDE VAI DAR - Via Sampa, Poá, BH, Curitiba, Cuiabá e etc...

Os protestos contra o aumento das tarifas do transporte público foi apenas o estopim para liberar todo esse movimento que se espalhou por todo o Brasil. A forma desastrosa como os governos vinham  encarando os protestos, basicamente fazendo uso da força policial, sem abrir uma linha de diálogo, só fez potencializar e acordar o "gigante adormecido". 

Agora não se trata apenas de reduzir tarifas, a massa se juntou, se articulou nas redes sociais e os gritos e palavras de ordem ecoam pelo Brasil e mundo afora. 

Os protestos não são contra um governo específico ou partido, o que se vê é algo generalizado, uma luta contra o sistema de desigualdades sociais e imoralidade política. As entidades de classe, como sindicatos, UNE foram deixadas de lado e busca-se uma nova ordem social e política no Brasil. 

Os cartazes e faixas que vemos estampados nas fotos e videos dos protestos em toda a mídia, além dos gritos de ordem dão conta da dimensão das reivindicações: corrupção, gastos excessivos com a copa do mundo, retorno da inflação, saúde pública, educação, PEC-37, mensalão, dep. Marco Feliciano, reforma politica, meio ambiente, reforma tribuária, homofobia, racismo, lei da ficha limpa, etc...

A lista é grande e os assuntos diversos, por isso na opinião desse blogueiro, ainda irá passar muita água por debaixo dessa ponte. Os protestos que inicialmente se concentravam nas capitais e grandes cidades, agora se espalham pelos médios e pequenos municípios brasileiros. Em Mossoró, Rio Grande do Norte, o movimento CHEGAAAAA irá realizar protestos no próximo sábado dia 22. Em Natal, capital do estado, ocorrerá nesta quinta-feira, 20, protestos do Movimento Revolta do Busão. 

Areia Branca/RN

O movimento Dia do Basta irá realizar a 3ª Marcha Contra a Corrupção em Areia Branca no próximo sábado, dia 22 e na quarta-feira, dia 26 e irá protestar contra a corrupção, saúde pública, educação, segurança, PEC-37, drogas, meio ambiente, etc. 


Com o tema #VempraruaAB, o movimento quer mobilizar o máximo de pessoas para participarem desses atos que tem caráter pacífico e apartidário, explicam os organizadores. 




0 comentários:

Postar um comentário

 

Aldo Almeida - Direto ao assunto! Copyright © 2013 - |- Desenvolvido por: Gildson - |- seu site nas melhores mãos GSites